domingo, 20 de junho de 2010

"Venda", "Bodega" e Armazéns



Comentário original postado em:
Caro Marco, eu também sou do tempo das “Venda”, “Bodega” e armazéns. Neles, encontrava-se quase tudo que se precisava para abastecer uma casa. Os armazéns ficavam sempre localizados em imóveis de esquina e se tornavam pontos de referência na região. Seus proprietários eram pessoas amigas e conhecidas de todo o bairro. Nessa época, era costume das famílias realizarem suas compras através das famosas ‘cadernetas’, que funcionavam como conta-corrente, aonde tudo que se ia comprando era anotado, para serem pagos no final do mês. Desse tempo, lembro-me de minhas compras: balas de café, saquinhos de fubá de milho, pão Todd e mariola. Os Armazéns eram pontos de encontros dos senhores da vizinhança, que depois do jantar se reuniam para bater-papo regado a uma boa ‘pinga’. Os Armazéns foram prenúncios dos Mercadinhos. Com o passar do tempo, os mercadinhos se transformaram em Super e Hiper-Mercados, sendo determinantes para o fim dos armazéns. Um abraço, Armando.

2 comentários:

Marco disse...

Caro Armando,
vim agradecer por seu ótimo comentário e dividir reminisc~encias. Também tínhamos caderneta nas biroscas do meu tempo. Ali, assinalávamos as compras feitas para serem acertadas no final do mês. E minha mãe vigiava tudo direitinho para que não incluíssemos "bobagens", como ela dizia.
Bons tempos...
Carpe Diem. Aproveite o dia e a vida.

Veronica Arteira disse...

OI, Armando, antes de comentar fui lá ler o post do Marco. Voltei no tempo e adorei! Dia desses recordei esses armazéns num texto lá do blog. Agora leio aqui e no Marco. Que boas lembranças!!!
Abraços