quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

"Censura Nunca Mais"

Comentário original postado em:
Caro Jaime, era só o que faltava. Que vivemos em uma democracia de fraldas tudo bem, mas querer sujar com cerceamento a liberdade de expressão aos Blogs é de tapar o nariz. Vivi quando jovem o período da ditadura. Havia nessa época um medo de se conversar em mesa de bar, assuntos ligados a política, com receio que alguém por perto fosse do exército ou um dedo duro qualquer de plantão e aí denunciasse a turma, que era composta de jovens críticos e idealistas. Todos com muita vontade e disposição para consertar o Brasil. Nas livrarias, livros que tratassem de política e sexo eram proibidos, sendo chamados de obras subversivas e vendidos por baixo do balcão. Os noticiários das rádios e tevês eram os mais visados pela censura. Jornais e revistas sofriam de censura implacável, sendo as edições apreendidas em bancas com certa freqüência. Filmes liberados, eram exibidos cheios de cortes. Era o cerceamento total da liberdade de expressão em toda a mídia. Quando pensávamos que tudo isso era coisa do passado, eis que surge a censura ao jornal “O Estado de São Paulo” pela família Sarney, Cavalaria da Polícia de Arruda, passando por cima de manifestantes em Brasília e agora essa perseguição aos blogs na internet. O que é isso? “Censura Nunca Mais”, não queremos voltar ao tempo da ditadura. Por que tanto medo da internet, esse meio fantástico, onde o espaço livre e independente tem ajudado a ampliar cada vez mais a informação, divulgando novas idéias e conhecimentos, que só faz bem a nossa jovem democracia. Não se pode querer cercear a liberdade de expressão dos blogueiros, usando de métodos torpes e processos descabidos com o fim de gerar intimidação aos mesmos. Precisamos ficar vigilantes, para preservar essa liberdade conquistada à duras pena. Que os Blogs sejam usados com responsabilidade e identificação, para que nós blogueiros tenhamos sempre a autoridade de reclamar, quando acontecerem indícios de cerceamento ao nosso direito de: CRITICAR o estado precário de nossa saúde e educação capenga. DENUNCIAR a falta de segurança, habitação e transporte. PROTESTAR contra a impunidade de políticos corruptos. REIVINDICAR um salário mínimo justo e uma aposentadoria digna. DEFENDER os pobres e desfavorecidos da sorte, que sem voz e sem vez, são injustiçados por esse sistema capitalista selvagem e desumano, que incentiva a todo instante o consumo desenfreado de necessidades criadas e ainda acumula resquícios de preconceito, discriminação e intolerância aos diferentes, questionadores e contestadores. Como a união faz a força, unimo-nos todos e com os nossos escritos  estejamos sempre alertas em defesa da liberdade de expressão e pensamento, defendendo cada vez mais uma democracia para todos. Um abraço, Armando.

2 comentários:

Gwendolyn Thompson disse...

Olá, amigo e companheiro da "globosfera". Concordo com tudo o que você diz, e ainda digo vamos em frente no propósito de podermos defender as nossas idéias e crenças, o direito natural de sermos livres, sem o que a vida não faz nenhum sentido.

Um grande abraço,

Gwen

Jaime Guimarães disse...

É ótimo receber comentários assim, Armando! Parabéns por suas palavras também. Olha, temos que tomar cuidado mesmo, pois os censores estão aí, à espreita e com as tesouras guilhotinas à postos para cortarem tudo - e no embalo vão os "oportunistas" que tentarão levantar algum dinheirinho com processos aqui e ali ( existe gente que realmente vive só de processos e não falo só de advogados..rs)

Valeu, Armando, muito obrigado novamente! abs!