terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Urbanização das Favelas

Comentário original postado em:
http://elainemesoli.blogspot.com/2008/11/assim-que-entramos-em-salvador-se.html
Armando Maynard disse...
Habitação juntamente com: educação,saúde e segurança tem que ser PRIORIDADES de todos os governos estaduais. Um projeto de URBANIZAÇÃO DAS FAVELAS brasileiras tem URGÊNCIA, pois iria organizar e humanizar o ambiente, tornando a vida da coletividade mais feliz, facilitando a convivência de seus moradores. A idéia de deslocar a população para conjuntos habitacionais, no início traz uma satisfação para logo depois se transformar em decepção, pois geralmente ficam longe dos locais de trabalho de toda a família. A favelização da periferia da maioria das capitais brasileiras é o primeiro cartão postal de quem as visita. Um abraço, Armando (lygiaprudente.blogspot.com)
10 de Novembro de 2008 23:54

2 comentários:

lpzinho disse...

Olá.. passei pra agradecer pelo precioso comentário, aliás.. sempre importanteee saber q Vc apareceu pra ler meu blog. Fico honrado!!!
Bem... queria meter minha colherinha neste assunto heheh por ser arquiteto e educador.
Eu concordo em 100% com o q Vc escreveu sobre o tema e acrescentaria um dado à mais: Este processo de reurbanização 'PODERIA' envolver algum aspecto cultural no todo. Por exemplo, a reurbanização teria um 'tema', ou seja as casas teriam inspiração em algum estilo ou corrente arquitetônica. Seriam expostos alguns estilos que seriam escolhidos em votações na comunidade. E é claro, haveria um workshop para isso, para mostrar o que são os estilos, de onde vieram, etc. E após a revitalização e urbanização poderiam ser criados cursos para aprofundamento dos conhecimentos sobre os estilos usados. Dotar as pessoas de conteúdo e conhecimento é fundamental para melhorar a sua qualidade de vida, auto-estima e td o mais! Sem falar que isso geraria empregos para mta gente, inclusive no setor de ensino, educação e etc.
Abraço e sucesso sempre!!!

ARMANDO MAYNARD disse...

Caro Ipzinho, apresentaste um bom Projeto. No dia em que eu for prefeito, você será meu Secretário de Obras. Um abraço, Armando