segunda-feira, 29 de março de 2010

Filme e Videogame uma Questão de Disciplina

Comentário original postado em:
Caro Renan, e os que nunca jogaram videogame, que ao tornarem-se pais, terminaram por jogar seus filhos ao abandono. Concordo com você, é bobagem achar que jogos e filmes com certa violência, venham a influenciar na formação de crianças e jovens. O que realmente influencia na formação, é a falta da presença dos pais, acompanhamento, educação, limites, disciplina, bons exemplos, proteção, carinho e amor. Uma criança educada em seu dia a dia, certamente logo saberá separar o certo do errado. Aqui em casa mora com a mãe (minha filha), o meu neto, que adora ver filme em seus canais preferidos da TV ou os de sua coleção de DVDs, como também de jogar videogame. Mas tudo isso com equilíbrio e disciplina e em horários negociados e estabelecidos por sua mãe. Geralmente é à noite antes de dormir que ele assiste a seus filmes. Quanto a jogar no videogame, ficou estabelecido pela mãe, que só nos finais de semana. Qualquer mudança de horário faz parte de uma negociação. Nisso está o controle da diversidade de divertimentos, com espaço reservado para escola e estudo, não esquecendo o estímulo da leitura, sendo o mesmo presenteado com revistinhas e livros, além das brincadeiras ao ar livre, com seus amigos da vizinhança. Hoje os filmes para crianças são muito bem feitos, com conteúdo prazeroso até mesmo para os adultos, tendo qualidade na animação e enredos bem elaborados, trazendo mensagens que emocionam a todos. Muitos desses filmes são premiados e estão repletos de informações e conhecimentos, despertando curiosidade nas crianças, aumentando seu vocabulário e estimulando o interesse pelo aprendizado de novas línguas. Quanto aos games, exercitam e expandem a mente, fazendo com que a criança adquira habilidade de lógica e raciocínio. Tudo isso bem administrado, são ferramentas que juntamente com a internet, servem para estimular mentes em formação, fazendo com as massas cinzentas dessas crianças aumentem cada vez mais, deixando seus precoces neurônios sempre alertas. Um abraço, Armando.

Um comentário:

Marcos Vinicius Gomes disse...

Muitíssimo bem colocado Armando, parabéns pelos comentários. Nem ao mar, nem à terra. O que vale é o bom senso e como diria aquele rapaz grego chamado Aristósteles'a virtude é o meio'. Cada coisa em seu horário, há tempo para tudo. Os pais devem administrar bem os horários dos filhos. A internet é indispensável - assim como os históricos veículos impressos para aglutinar valor de conhecimento cultural e científico nos mais variados níveis educacionais. Se alguns a utilizam como instrumento do mal, temos mecanismos para defender nossos filhos - no caso de acessos inadequados temos os provedores com seus programas que bloqueio conteúdos impróprios, vírus, etc.
QUanto a problemas de desvios como pedofilia, infelizmente ela não é nova, porém as autoridades tem se empenhado para combatê-la no meio cibernético - e nos outros meios também com ajuda da sociedade. Há também as questões éticas que estão além do meio cibernético como a boa convivência, o respeito, etc. Tudo isso deve ser passado para as crianças e adolescentes, assim como se fosse algo que acontecesse na vida 'real', isso porque estes problemas enfrentados na net são problemas já conhecidos antes dela - veja os casos de homens mau-caráter que enganam mulheres e tiram tudo delas, às vezes até a vida. Se uma pessoa não for bem orientada, isso pode acontecer em qualquer época, com ou sem internet. Basta nos orientarmos, estarmos atentos, tomarmos as orientações de segurança geralmente adotadas por nós e nossos filhos, familiares, etc e usufruírmos das possibilidades destas ferramentas que veem agregar muito a todos nós...