quarta-feira, 15 de abril de 2009

A Semana Santa e a Espinha do Peixe

Comentário original postado em:
Armando Maynard
15 de Abril de 2009 11:03
Caro Renan, a Semana Santa é um período rico em culinária, com iguarias e guloseimas, sem falar nos saborosos vinhos. É uma semana que nos empanturramos de peixes, mariscos, e chocolates. No dia seguinte o resultado é o castigo, ocasionado pelo “pecado da gula”, em forma de desarranjos intestinais. Lembro da minha saudosa e querida mãe, que era uma cozinheira de ‘mão cheia’ e que gostava de dizer na Sexta Feira Santa: “hoje, que deveria se comer pouco, pois é um dia de jejuar, termina sendo o dia que se come mais”. Quem resiste a uma fritada de bacalhau ou aratu, um bobó de camarão, caruru e ainda a uma posta de peixe vermelha, frito ou assado, tudo isso acompanhado de um bom vinho, para depois saborear os ovos de chocolate, no meu caso, disputado hoje com meu neto de sete anos. Nesse período, sempre tive uma preocupação, a espinha do peixe. Lembro quando jovem, pedia a minha mãe para catar as espinhas, ainda assim, comia com receio. Uma vez na semana santa, em um clube, que ia com toda a família, na hora do almoço, em uma mesa próxima a nossa, um senhor engasgou-se com a espinha do peixe, ficando a mesma enganchada na garganta, precisando ser levado as pressas para o hospital. Por isso, quando chega esse período, ao desejar uma boa semana santa, costumo dizer também, que tenham cuidado com a espinha do peixe. Um abraço, Armando.

2 comentários:

Saco de Bagulhos disse...

Verdade, a turma come bastante mesmo, só perdendo pra ceia de Natal. E nem me lembre de espinha de peixe - arghhh! Tenho trauma até hoje! Imagine um molequinho de sete anos com quatro espinhas espetadas, duas na língua e duas na garganta. PelaamordeDeus! rs Valeu pelo comentário no meu blog. Nunca considerei que postar devesse ser uma obrigação, mas fiquei aborrecido com o fato de tentar postar e não conseguir. Não consegui por isso mesmo - achar que já estava na hora. Não é por aí. Abraço

Renan Barreto disse...

Eu fico impressionado como você consegue tirar ideias tão inteligentes dos meus textos. E o que é melhor eu ri bastante com o seu comentário. Eu gosto de você porque você entra na brincadeira mesmo. E seu neto que se cuide. Ovos de chocolate são causas de brigas sérias rsrs. Em relação à espinha de peixe nem me fale. Eu tenho medo de peixe. Eu não gosto de comer algo que me dá trabalho pra comer. Sério. E comer com medo de ter a língua espetada por uma espinha é terrível.

Valeu pelo seu comentário que é sempre muitíssimo bem vindo. Fico sempre muito contente com suas ressalvas inteligentes.